Reflexiones sociopedagógicas y políticas desde la educación popular de jóvenes y adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, trabalho docente, práticas político-pedagógicas, ensino secundárioResumo
Atualmente, reconhece-se a importância dos contextos, tanto amplos quanto específicos, na conformação da dinâmica da construção da epistemologia da prática docente. Este trabalho baseia-se nas práticas socioeducativas e políticas de um docente dentro do contexto de expansão e extensão do ensino secundário na Argentina. O estudo situa-se no campo da pedagogia socioantropológica (Guber, 1990; Achilli, 2005; Charlot, 2014), didática profissional (Castorina, 2022), e recorre a contribuições da sociologia da individuação (Martuccelli, 2007, 2010) para considerar um fenômeno coletivo. Metodologicamente, a pesquisa adota uma perspectiva hermenêutica interpretativa e reconhece o debate dentro das ciências sociais e humanas provocado pelo pensamento pós-colonial latino-americano. Dentro desses parâmetros, foram realizadas entrevistas com docentes da modalidade de Educação Permanente de Jovens e Adultos (EPJA) nos subúrbios do sul de Buenos Aires, que iniciaram suas carreiras docentes entre 2003 e 2015. Especificamente, este trabalho apresenta uma reflexão sociopedagógica e política com o objetivo de abordar as características únicas das práticas docentes com vistas a contribuir para a construção de um quadro conceitual sobre sua especificidade para a modalidade em sua relação com questões mais amplas, como os vínculos entre o trabalho docente e a luta contra a desigualdade social e educacional, as várias maneiras pelas quais os docentes reinterpretam as políticas de educação pública e suas concepções sobre o trabalho profissional.
Downloads
Referências
Achilli, E. (2005). Investigar en antropología social: los desafíos de transmitir un oficio. Laborde.
Arfuch, L. (Comp.). (2005). Pensar este tiempo. Espacios, afectos, pertenencias. Paidos.
Arfuch, L. (2010). El espacio biográfico. Fondo de Cultura Económica.
Castorina, J. A. (2022). La reflexividad en la didáctica profesional. Hacia un programa interdisciplinario de estudio. Análisis de las Prácticas, 1, 15-43. https://goo.su/AKjEzi
Charlot, B. (2014). La relación de los jóvenes con el saber en la escuela y en la universidad, problemáticas, metodologías y resultados de las investigaciones. Polifonías: Revista de Educación, 3(4), 15-35.
Di Matteo, A. J. (2013). Educadores en organizaciones populares: la práctica social en los procesos de formación. Confluencia, 6(13), 409-436.
Duschatzky, S. (2008). Maestros errantes: los nuevos escenarios de la escuela. Paidós.
Freire, P. (2013). Cartas a Guinea Bissau. Apuntes de una experiencia pedagógica en proceso. Siglo XXI. (Obra original publicada en 1977)
Guber, R. (1990). El salvaje metropolitano. A la vuelta de la antropología posmoderna. Reconstrucción del conocimiento social en el trabajo de campo. Legasa.
Levy, E. (2024). El derecho a la educación en Argentina entre 2002 y 2019. Notas sobre la Educación de Adultos en los Programas de Transferencia Condicionada de Ingresos (PTCI). Polifonías, 14(27), 212-229. https://goo.su/cYZHmn
Martínez, D. G. (2015). Saberes, experiencias y subjetividades de la educación de jóvenes y adultos en la ciudad de La Plata. Un abordaje desde la perspectiva de comunicación/ educación [Tesis doctoral, Universidad Nacional de La Plata]. SEDICI. https://doi.org/nvrf
Martuccelli, D. (2007). Gramáticas del individuo. Losada.
Martuccelli, D. (2010). La individuación como macrosociología de la sociedad singularista. Persona y Sociedad, 3, 9-29. https://doi.org/nvrg
Marzioni, C. del H. (2019). Formación y práctica docente desde el contexto universitario, orientadas a la educación permanente de jóvenes y adultos en la zona sur del conurbano bonaerense. En 3er. Encuentro Latinoamericano: Escenarios sociales de la educación de jóvenes y adultos en América Latina. Políticas, formación y prácticas (pp. 195-205). OEI.
Marzioni, C. del H. (2022). Resonancias de la demanda de formación docente en Educación de Jóvenes y Adultos. Avances de un estudio sobre carreras docentes de nivel universitario. Cuadernos Universitarios, 15, 57-66. https://goo.su/iO4ITq
Marzioni, C. del H. (2023). Concepciones de estudiantes en formación docente sobre la modalidad Educación Permanente de Jóvenes y Adultos (EPJA). En N. Díaz Larrañaga & A. Elbert (Eds.), V Simposio: Comunicación, educación y ciudadanía en la era digital (pp. 61-74). Universidad Nacional de Quilmes. https://goo.su/qZDMpt
Marzioni, C. del H. (2024). Antecedentes bibliográficos sobre algunos núcleos problemáticos en torno a la docencia en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EDJA). En N. Díaz Larrañaga & A. Elbert (Eds.), VI Simposio de comunicación, educación y ciudadanía en la era digital. Universidad Nacional de Quilmes.
Palumbo, M. M. (2020). Operatorias epistémicas en talleres de formación política de movimientos populares en Argentina. EntreDiversidades, 7(14), 276-305. https://doi.org/grs5
Palumbo, M. M., Cabaluz, F., Salazar Castilla, M., & Guelman, A. (Comps.). (2022). Formación política en América Latina: reflexiones desde la educación popular y las pedagogías críticas. CLACSO.
Retamozo, M. (2009). Orden social, subjetividad y acción colectiva. Nota para el estudio de los movimientos sociales. Athenea Digital, 16, 95-123. https://doi.org/nvrn
Rubinsztain, P. (2009). La apropiación de la palabra: mujeres, escuela y educación popular. En XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología. https://cdsa.aacademica.org/000-062/893
Saleme, M. (1997). Decires. Narvaja.
Sautu, R., Rossi, C., González, D., López, N. A., & Damiani, S. (2020). La interpretación subjetiva de la historia Las perspectivas macro, meso y microsociales en la investigación biográfica. En E. Meccia (Dir.), Biografías y sociedad: métodos y perspectivas (pp. 331-351). UNL; Eudeba.
Southwell, M. (2016). Los modos de habitar la escuela: Reflexiones sobre la experiencia escolar. Miño y Dávila.
Southwell, M. (2020). Análisis político del discurso y la investigación educativa o la insistencia sobre la desactivación de determinismos. En M. De La Fare, L. Rovelli, M. Oliveira da Silva & D. Atairo (Orgs.), Bastidores da pesquisa em instituições educativas (pp. 79-100). Universidad Nacional de La Plata; EdiPUCRS.
Southwell, M., & Vassiliades. A. (2014). El concepto de posición docente: notas conceptuales y metodológicas. Educación, Lenguaje y Sociedad, 11(11), 1-25. https://doi.org/nvpg
Torres, R. M. (2001). Aprender en la vida: La educación más allá de la escuela. Siglo XXI.
Wahren, J. (2020). Bachilleratos populares en Argentina: educación desde los movimientos sociales. Revista de Ciencias Sociales, 33(47), 89-109. https://doi.org/nvpf
Zemelman, H. (2006). El conocimiento como desafío posible. IPECAL.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clarisa del Huerto Marzioni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aqueles autores/as que tenham publicações nesta revista aceitam os seguintes termos:
Os autores/as conservarão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de sua obra, a qual estará simultaneamente sujeita à Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhamentoIgual 4.0.
Os autores/as poderão firmar outros acordos de licença de distribuição não exclusiva da versão da obra publicada (por exemplo: depositá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um volume monográfico), desde que seja indicada a publicação inicial nesta revista.
É permitido e recomendado aos autores/as divulgar sua obra na Internet (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes e durante o processo de submissão, o que pode gerar intercâmbios interessantes e aumentar as citações da obra publicada. (Veja O efeito do acesso aberto).















