Desigualdad digital y virtualización forzada: el ingreso a la universidad pública argentina en pandemia

Autores

Palavras-chave:

educación superior, pandemia, accesibilidad, desigualdad digital, ingreso universitario

Resumo

Este é o texto traduzido para o português:

Este estudo analisa criticamente as transformações nas modalidades de ingresso nas universidades públicas argentinas durante a pandemia de COVID-19, indo além da narrativa da continuidade pedagógica. Investiga-se como a virtualização impactou o acesso, a permanência e a inclusão de ingressantes, considerando as diversas trajetórias institucionais enquadradas na "Matriz de Expansão do Sistema Universitário". Hipotetiza-se que a digitalização, embora necessária, amplificou as desigualdades digitais e gerou desafios de equidade, com variações segundo a matriz, que pondera a data de criação e a localização das instituições. A metodologia qualitativa, através do estudo de casos múltiplos (os quatro grupos da matriz), analisa documentos oficiais, páginas web e entrevistas com gestores, docentes e tutores. A "Matriz de Expansão" servirá como eixo analítico para interpretar as ações implementadas e compreender como a história e os recursos de cada universidade condicionaram as respostas à pandemia, configurando novas realidades e desafios para a democratização da educação superior argentina na era digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucrecia Agustina Sotelo, Universidad Nacional de la Patagonia Austral

Postdoctora en Estudios Multidisciplinares por la Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Directora de la Escuela de Educación de la Universidad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA). Docente investigadora de la UNPA.

Referências

Comisión Económica para América Latina y el Caribe. (2021). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19.

Consejo Interuniversitario Nacional (2020). Desafíos de las Universidades Públicas en la etapa de la pos pandemia. https://goo.su/VxS4P

Clark, B. R. (2015). El desarrollo de la Sociología de la Educación Superior. En P. Gubort (Ed.), Sociología de la Educación Superior. Contribuciones y sus contextos (pp. 19-37). Universidad de Palermo.

Decreto Nº 297/2020. Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio. 19 de marzo de 2020. Argentina. https://goo.su/9FzA8M

Di Piero, E. (Coord.). (2024). Ampliar horizontes: transiciones desiguales entre los niveles secundario y superior en provincia de Buenos Aires en la pandemia. Imago Mundi.

Dubet, F. (2011). Repensar la justicia social: Contra el mito de la igualdad de oportunidades. Siglo XXI.

Krippendorff, K. (2013). Content analysis: An introduction to its methodology. Sage.

Matozo, M. C. (2024). Clases virtuales, democratización e inclusión educativa en la universidad: estudiar en la UB y UNGS durante la pandemia. Argumentos: Revista de Crítica Social, 30, 635-658. https://doi.org/psrw

Pedró, F. (2020). Covid-19 y educación superior en América Latina y el Caribe: efectos, impactos y recomendaciones políticas. Análisis Carolina, 36. https://doi.org/pssj

Santos, B. S. (2020). La cruel pedagogía del virus. CLACSO. https://goo.su/2byx4

Sotelo, L. (2018). Estudiar en los confines. UNPAEdita.

Sotelo, L. (2021). Dramáticas del aprendizaje mediado por tecnologías en tiempos de arrojo a la virtualidad. Revista Leer, Escribir, Descubrir, 1(9), Article 10. https://goo.su/MOi9

Sotelo, L., Arroyo, M., &Piñero, J. de las M. (2023). Condiciones de accesibilidad a la educación superior. Los inicios a la vida universitaria en tiempos de postconfinamiento. Informes Científicos Técnicos: UNPA, 15(5), 86-103. https://doi.org/ps8d

Stake, R. E. (1995). The art of case study research. Sage.

Suasnábar, C. (2021). La universidad argentina entre los desafíos "glonacales" de la post pandemia y la larga ausencia de una agenda de política y actores promotores. Acerca de la oportunidad y viabilidad de una nueva Ley de Educación Superior. Pensamiento universitario, 20. https://goo.su/3LusW

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Sotelo, L. A. (2025). Desigualdad digital y virtualización forzada: el ingreso a la universidad pública argentina en pandemia. Revista IRICE, (48), e2030. Recuperado de https://ojs.rosario-conicet.gov.ar/index.php/revistairice/article/view/2030

Edição

Seção

Artículos libres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.