O sentido da democracia em disputa: a participação dos professores da Capital Federal no Maestrazo (Março-Maio ​​de 1988)

Autores

  • Leandro Molinaro Instituto Ravignani Centro de Estudios Históricos de los Trabajadores y las Izquierdas, Universidad de Buenos Aires. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

DOI:

https://doi.org/10.35305/ac.v21i31.1760

Palavras-chave:

Conflito laboral, Maestrazo, Professores, Democracia

Resumo

O artigo aborda a participação dos professores da Capital Federal no Maestrazo de 1988, um dos conflitos laborais mais importantes deste período. Na primeira parte descrevemos alguns aspectos da situação e do sindicato antes da greve. De seguida, apontamos as características da disputa desde o seu início no início de Março até ao seu desfecho no final de Maio de 1988. Em terceiro lugar, analisamos a intervenção das bases, atentando tanto nos repertórios de luta utilizados como na ressignificação do sentido de democracia que estas práticas implicavam. Por fim, e ligados ao exposto, investigamos as posições de algumas das organizações políticas que tiveram inserção no sindicato tanto a nível nacional como local: a Lista Celeste identificada com um setor do peronismo e os grupos de esquerda ligados ao Partido Comunista e o Movimento ao Socialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andelique, C. y Tonon, M.C. (2014). La conflictividad docente en la década del ochenta en Argentina: el caso de los docentes santafesinos y la huelga de 1988. Naveg@mérica. Revista electrónica editada por la Asociación Española de Americanistas, (12), 1-24. Recuperado de https://revistas.um.es/navegamerica/article/view/195341/159831

Acri, M. (2022). La huelga docente de 1988. De la huelga de los 43 días a la Marcha Blanca.... En N. Iñigo Carrera, y R. Elisalde (Comps.), Huelgas. Hitos en la historia de la clase obrera (1936-2001) (pp. 321-340). Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires.

Balduzzi, J. y Vázquez, S. (2003). 30 años de lucha y compromiso. Suplemento especial de Canto maestro, 1-56.

Casola, N. (2020). Cuando se quebró el muro. Algunas notas acerca de la crisis en el Partido Comunista argentino durante los años 1980. Izquierdas, (49), 1752-1771. Recuperado de http://www.izquierdas.cl/images/pdf/2020/n49/art89_1752_1771.pdf

Casola, N. (2021). Las bolcheviques. Izquierda partidaria y movimiento de mujeres en la Argentina reciente. Archivos de historia del movimiento obrero y la izquierda, (19), 43-64. https://doi.org/10.46688/ahmoi.n19.328

Eibuszyc, M. y Martin, A. (2019). Luchas docentes: de los conflictos relacionados al Estatuto del Docente Argentino de Perón, a las huelgas docentes de 1957-58 y la posterior sanción del Estatuto del Docente. Ponencia presentada en las XVII Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, Catamarca, Argentina.

Glaz, E. (2002). La huelga blanca (Trabajo final de grado). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Recuperado de

http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.507/te.507.pdf

Hobsbawm, E. (1983). Introducción: la invención de la tradición. En E. Hobsbawm y T. Ranger (Eds.), La invención de la tradición (pp. 7-21). Barcelona: Crítica.

Labourdette, L. (2014). Dinámica del sindicalismo docente bonaerense en los años ‘70 y ‘80: de la “fragmentación democrática” a la “centralización burocrática”. Razón y Revolución, (28), 43-57. Recuperado de http://revistaryr.org.ar/index.php/RyR/article/view/539

Marrone, L. (2008). Contexto nacional del Maestrazo. Recuperado de http://lauramarrone.com.ar/1988-maestrazo-contexto-nacional/ Consultado fue el 30-11-2023.

Messina, E. (2020). Política sindical del Partido Comunista Argentino en la década de 1980 y sus cambios tras el XVI Congreso (Tesis de maestría inédita). Maestría en Historia Contemporánea, Universidad Nacional de General Sarmiento, Malvinas Argentinas, Argentina.

Migliavacca, A. (2006). La huelga de 1988: Una aproximación desde la perspectiva de los docentes autoconvocados. Ponencia presentada en las XIV Jornadas Argentinas de Historia de la Educación, La Plata, Argentina.

Nardacchione, G. (2014). En búsqueda de un interlocutor político: entre negociaciones y pruebas de justicia. El conflicto sindical-docente en Argentina (1987-88). Revista Antropolítica, (37), 339-370. Recuperado de https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/70223/CONICET_Digital_Nro.dfa86cad-16e5-4a09-8bf4-786e531e0091_B.pdf?sequence=5&isAllowed=y

Novaro, M. (2009). Argentina en el fin de siglo. Democracia, mercado y nación (1983-2001). Buenos Aires: Paidós.

Pérez Álvarez, G. (2020). Historias de la clase obrera en la Patagonia. Buenos Aires: Imago Mundi.

Piva, A. (2012). Acumulación y hegemonía en la Argentina menemista. Buenos Aires: Editorial Biblos.

Pozzi, P. y Schneider, A. (1994). “Combatiendo al capital”. Crisis y recomposición de la clase obrera argentina (1983-1993). Buenos Aires: El Bloque.

Rapoport, Mario (2000). Historia económica, política y social de la Argentina (1880-2000). Buenos Aires: Ediciones Macchi.

Vázquez Gamboa, A. M., Fernández, S., De Acha, F. y Mario, C. (2007). Uemepé. Historia del sindicalismo docente porteño. Buenos Aires: Unión de Trabajadores de la Educación.

Tilly, C. (1995). Contentious repertories in Great Britain, 1758-1834. En M. Traugott (ed.), Repertoires and Cylces of Collective Action (pp. 15-42). London: Duke University Press.

Williams, R. (2009). Marxismo y Literatura. Buenos Aires: Las Cuarenta.

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Molinaro, L. (2024). O sentido da democracia em disputa: a participação dos professores da Capital Federal no Maestrazo (Março-Maio ​​de 1988). Avances Del Cesor, 21(31). https://doi.org/10.35305/ac.v21i31.1760

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.