Um bispo em tempos de reforma
Cemitérios e testamentos na visita diocesana de Benito Lué y Riega (1803-1805)
DOI:
https://doi.org/10.35305/prohistoria.vi42.1904Palavras-chave:
Cemitérios, Testamentos, Visita Diocesana, Bispado de Buenos Aires, Reformas BourbonResumo
A visita do bispo Lué y Riega à diocese de Buenos Aires entre 1803 e 1805 oferece uma imagem inestimável da situação econômica, política e institucional da Igreja do Rio da Prata no início do século XIX. Neste artigo, centramos a nossa atenção em dois aspectos em particular: por um lado, as modificações nas práticas funerárias (especialmente a criação de cemitérios extra-urbanos), e por outro, a visitação de testamentos e legados piedosos. Através destes, procuramos analisar o impacto das reformas eclesiásticas borbônica e sua implementação na região no final do período colonial.
Downloads
Referências
Acosta Rodríguez, A. (2000). La reforma eclesiástica y misional (siglo XVIII). En Tandeter, E. y Hidalgo Lehuedé, J. (Eds.). Historia General de América Latina, Vol. IV: Procesos americanos hacia la redefinición colonial (pp. 349-374). UNESCO/Trotta.
Aguirre, R.; Enríquez, L. y Ramírez, S. (2022) (Coords.) Los obispos y las reformas eclesiásticas en la América hispana borbónica. UNAM.
Ariès, P. (1984). El hombre ante la muerte. Taurus.
Barral, M. E. (2007). De sotanas por la Pampa. Religión y sociedad en el Buenos Aires rural tardocolonial. Prometeo.
Barral, M. E. (2013), La Iglesia católica en Iberoamérica: las instituciones locales en una época de cambios (siglo XVIII). Revista de História (169), 145-180.
Barral, M. E. (2016). Autoridad religiosa, gobierno local y conflictos jurisdiccionales en el suroriente entrerriano a fines del período colonial. En Barral, M. E. y Fradkin, R. (Comps.), Guerra y gobierno local en el espacio rioplatense (1764-1820) (pp. 73-108). Edunlu.
Barral, M. E. (2017). El bajo clero rioplatense: modos de abordaje de historias de gobierno local y de mediación social. En Cordero Fernández, M. et al. (Coords), Cultura legal y espacios de justicia en América, siglos XVI-XIX (119-144). UAI-DIBAM/Centro de Investigaciones Diego Barros Arana.
Barral, M. E. (2021) (Coord.). La visita del Obispo Lué y Riega. Transcripción y edición de la Santa y General Visita Pastoral del Ilustrísimo Señor Obispo Dn. Benito Lué y Riega Obispo de la Santísima Trinidad Puerto de Santa María de Buenos Aires (1803-1805). Prohistoria.
Barral, M. E. y Moriconi M. (2016). Los otros jueces: vicarios eclesiásticos en las parroquias de la diócesis de Buenos Aires durante el período colonial. En Caselli, E. (Coord.), Justicias, agentes y jurisdicciones. De la Monarquía Hispánica a los Estados Nacionales (España y América, siglos XVI-XIX) (pp. 345-372). Fondo de Cultura Económica.
Barral, M. E. y Fradkin, R. O. (2021). “Una crecida mies con algunas espinas”: la visita diocesana del obispo Lué y Riega en contexto. En Barral, M. E. (Coord.), La visita del Obispo Lué y Riega. Transcripción y edición de la Santa y General Visita Pastoral del Ilustrísimo Señor Obispo Dn. Benito Lué y Riega Obispo de la Santísima Trinidad Puerto de Santa María de Buenos Aires (1803-1805) (pp. 27-69). Prohistoria.
Brading, D. A. (1994). Una iglesia asediada: el obispado de Michoacán, 1749-1810. Fondo de Cultura Económica.
Caretta, G. (2012). Ciudades de muertos y funerales de Estado. En V. Ayrolo, V. et al. (Coords.), Catolicismo y secularización. Argentina, primera mitad del siglo XIX (pp. 93-113). Biblos.
Di Stefano, R. (1997). Abundancia de clérigos, escasez de párrocos: las contradicciones del reclutamiento del clero secular en el Río de la Plata (1770-1840). Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana “Dr. Emilio Ravignani”, 16 (170), 33-59.
Di Stefano, R. (2000), Entre Dios y el César: el clero secular rioplatense de las reformas borbónicas a la Revolución de Independencia. Latin American Research Review, 35 (2), 130-159.
Di Stefano, R. y Peire, J. (2004). De la sociedad barroca a la ilustrada: aspectos económicos del proceso de secularización en el Río de la Plata. Andes. Antropología e Historia, (15), 117-150.
Farris, N. (1968). Crown and clergy in colonial Mexico, 1759-1821: the crisis of ecclesiastical privilege. The Athlone Press-University of London.
García Ayluardo, C. (2010). Re-formar la Iglesia novohispana. En García Ayluardo, C. (coord.), Las reformas borbónicas, 1750-1808 (pp. 225-287). Fondo de Cultura Económica.
Geres, R. O. (2010). Con el muerto a otra parte… Consideraciones sobre la piedad mortuoria y sus espacios en la ciudad de Jujuy entre fines de la colonia y los primeros años independientes. Andes, (21), 95-114.
Levaggi, A. (1986), La desamortización eclesiástica en el Virreinato del Río de la Plata. Revista de Historia de América, (102), 7-89.
Martínez de Sánchez, A. M. (2005), Y el cuerpo a la tierra… en Córdoba del Tucumán. Costumbres sepulcrales. Siglos XVI-XIX. Apuntes, 18 (1-2), 8-25.
Mazzoni, M. L. (2013). Servidor del trono y del altar. Aproximaciones sobre el reformismo borbónico en América a través del gobierno diocesano del obispo San Alberto, Diócesis del Tucumán (1778-1783). En Serrano, E. (Coord.), De la tierra al cielo. Líneas recientes de investigación en Historia Moderna. (309-325). Institución Fernando El Católico.
Peire, J. (2000). El taller de los espejos: Iglesia e imaginario, 1767-1815. Claridad.
Rípodas Ardanaz, D. (1982). El obispo Azamor y Ramírez: tradición cristiana y modernidad. Universidad de Buenos Aires.
Roca, F. (2019). Prácticas funerarias y lugares de entierro en el Buenos Aires tardo-colonial: Un estudio sobre la parroquia de Nuestra Señora de Montserrat. Andes, 2 (30), 1-36.
Roca, F. (2023a). Morir en Buenos Aires. Subtítulo: Sensibilidades y actitudes ante la muerte en el Río de la Plata (1770-1822). Sb.
Roca, F. (2023b), Entre la “falsa piedad” y las “luces del siglo”: proyectos para la creación de un cementerio extramuros en el Buenos Aires tardocolonial. Anuario IEHS, en prensa.
Rubial García, A. (2013) (Coord.). La Iglesia en el México colonial. UNAM/Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.
Seoane, M. I. (1991). El ejercicio del derecho de sepultura en Montevideo. Revista Historia del Derecho, (28), 141-154.
Seoane, M. I. (2006). Un salvoconducto al cielo. Prácticas testamentarias en el Buenos Aires Indiano. Dunken/Instituto de Investigaciones de Historia del Derecho.
Taylor, W. (1995). El camino de los curas y de los Borbones hacia la modernidad. En Connaughton, B. et al (Coords.). Estado, Iglesia y sociedad en México. Siglo XIX (pp. 81-113). Miguel Ángel Porrúa.
Taylor, W. (1999). Ministros de lo sagrado. Sacerdotes y feligreses en el México del siglo XVIII. El Colegio de Michoacán/Secretaría de Gobernación/El Colegio de México.
Troisi Meleán, J. (2016). Socios incómodos. Los franciscanos de Córdoba en una era de transformaciones (1767-1829). Prohistoria.
Von Wobeser, G. (2003). Dominación colonial. La Consolidación de Vales Reales, 1804-1812. UNAM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Facundo Roca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores retêm os direitos autorais e garantem à revista o direito da primeira publicação do trabalho, bem como uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores podem estabelecer separadamente acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, colocá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
Copyright desta edição © Prohistoria. Historia, políticas de la historia