Alcance e limites da escolaridade obrigatória na Argentina (província de Entre Ríos, 1886-1958)

Autores

  • Eva María Petitti Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Instituto de Estudios Sociales, Universidad Nacional de Entre Ríos, Paraná, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.35305/prohistoria.vi38.1719

Palavras-chave:

Escola obrigatória, Legislação escolar, Educação primária, Entre Rios

Resumo

A Lei 1.420, sancionada em 1884, permaneceu no imaginário social como a “lei nacional do ensino obrigatório, gratuito e laico”. Agora, no quadro de pesquisas recentes que começaram a questionar o alcance desses aspectos, neste trabalho nos perguntamos particularmente sobre um deles, o de caráter obrigatório, e nos concentramos em uma das então quatorze províncias, a de Entre Rios. Perguntamo-nos quem foi compreendido, como foi garantido e como se refletiu no processo de escolarização. Tomamos o período que decorre entre a promulgação da Lei de Educação de 1886 que expressava o caráter “gratuito, obrigatório e laico” do ensino comum e a aprovada em 1958 que estabelecia a escolaridade obrigatória até a sexta série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abratte, J. (2015). Las huellas de la ley 1.420 en la Provincia de Córdoba. Legislación educativa y enseñanza religiosa en perspectiva histórico-política. Historia de la Educación. Anuario SAHE, 16(1), 25-38.

Ascolani, A. (2015). Ruralidad, analfabetismo y trabajo en la Argentina: proyectos y acciones del Consejo Nacional de Educación (1930-1940). Cadernos de História da Educação, 14(3), 853-877.

Ascolani, A. (2018). Prólogo. En F. Correa Werle.; O. López y N. Triana (Coords.), Educação rural na América Latina. Oikos.

Billorou, M. J. (2010). Los comedores escolares en el Interior argentino (1930-1940). Discursos, prácticas e instituciones para el “Apoyo a los Escolares Necesitados” En D. Míguez y L. Lionetti (Eds.), Las infancias en la historia argentina. Intersecciones entre prácticas, discursos e instituciones (1890-1960) (pp. 155-174). Prohistoria.

Bustamente Vismara, J. (2021). Educación y finanzas: el pago de matrículas en escuelas públicas (Argentina, fines del siglo XIX). Historia de la Educación. Anuario SAHE, 22(1), 22-39.

Camarda, M. Mateo, J. y Rodríguez, L. (2017). Una aproximación a la estructura productiva de Entre Ríos durante la década de 1930. Tiempo y economía, 5(2), 1-20.

Carli, S. (1993). Modernidad, diversidad cultural y democracia en la historia educativa entrerriana (1883-1930). En A. Puiggrós (Dir.), La educación en las provincias y territorios nacionales (1885-1945) (pp. 185-238). Galerna.

Cerdá, J. (2017). Las desigualdades educativas en Mendoza en la primera mitad del siglo XX. Historia Caribe, 12(31), 127-158.

Cian, J. (2020). Institucionalización de la enseñanza agrotécnica y normal rural en Entre Ríos, Argentina (1894-1930). Tesis de Doctorado. Universidad Nacional de Entre Ríos, Paraná.

Cian, J. (2022). Educación primaria rural y Transformación Agraria en la provincia de Entre Ríos. El caso de la Colonia Oficial Nº 1 “La Florida”, departamento Federación (1935-1945). Ponencia en: VII Congreso Latinoamericano de Historia Económica.

Cragnolino, E. (2013). Políticas, instituciones y prácticas de acceso a la educación primaria rural en el norte de Córdoba, Argentina, durante la primera mitad del siglo XX. En L. Lionetti et al. (Eds.), Sujetos, comunidades rurales y cultura escolares en América Latina (pp. 77-96). Prohistoria, Colegio Mexiquense, Colegio de Michoacán.

De Miguel, A. (1997). La nueva configuración del campo profesional, las transformaciones en el sujeto pedagógico y el retorno de la didáctica, en la historia del discurso pedagógico de Entre Ríos (1930-1966). En A. Puiggrós, La educación en las provincias, 1945-1986 (pp. 97-165). Galerna.

Garcés, L. (1993). San Juan: De Sarmiento a la búsqueda del sujeto popular. En A. Puiggrós (Comp.), Historia de la educación en la Argentina. La educación en las provincias y territorios nacionales. 1885-1945 (pp. 393-444). Galerna.

Gutiérrez, T. (2007). Políticas de orientación agrícola y pedagogía normalista. Entre Ríos, Argentina, 1900-1920. Perfiles Educativos, 29(117), 85-110.

Gutiérrez, T. (2019). Educación agrícola/educación rural en Entre Ríos, Argentina. Continuidad y cambio (1930-1943). Revista Encuentros Latinoamericanos, 3(1), 194–217.

López, M. (1999). La educación de los rusos judíos y alemanes del Volga en Entre Ríos. En A. Ascolani (Comp.), La educación en Argentina, Estudios de Historia. (pp. 71-83). Ediciones del Arca.

López, M. (2009). La versión y/o versiones escolares de la historia. Entre Ríos, 1887-1914. Universidad Nacional de Entre Ríos.

Mayer, S. (2014). Educación Rural, Inmigración y Relaciones Sociales. Dos procesos de colonización agrícola en la provincia de Entre Ríos. La Colmena.

Ortiz de Montoya, C. (1967). Momentos culminantes en ciento cincuenta años de educación pública en Entre Ríos (1816-1966). Colmegna.

Ossanna, E. (1993). Una aproximación a la educación santafesina de 1885 a 1945. En A. Puiggrós (Comp.), Historia de la educación en la Argentina. La educación en las provincias y territorios nacionales. 1885-1945 (pp. 445-490). Galerna.

Ossanna, E. (2005). Historia de la Educación en Entre Ríos: Quiénes leen, qué leen y cómo leen los entrerrianos en las primeras décadas del Siglo XX, Ciencia, Docencia y Tecnología, (30), 91-111.

Ossanna, E. (2011). Quienes leen, qué leen y cómo leen los entrerrianos en las últimas décadas del siglo XIX y primeras décadas del siglo XX. Vice gobernación, FCE.

Petitti, M. (2021) La relación nación-provincias y la educación primaria en Argentina (1905-1978). Ciencia, Docencia y Tecnología, (32), 1-35.

Pineau, P. (1997). La escolarización de la provincia de Buenos Aires, 1875-1930: una versión posible. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales.

Puiggrós, A. (Comp.). (1993). Historia de la educación en la Argentina. La educación en las provincias y territorios nacionales. 1885-1945. Galerna.

Puiggrós, A. y Ossanna, E. (Comps.). (1997). Historia de la educación en la Argentina. La educación en las provincias (1945-1985). Galerna.

Rodríguez, L. (2018). Enseñanza religiosa y educación laica en las escuelas públicas de Argentina (1884 a 2015). Prohistoria, 21(30), 183-207.

Silverira, A. (2018). Las escuelas primarias particulares en Capital Federal (1884-1930). Pasado Abierto, 4(8), 160-192.

Vasconi, T., Reca, I. y Moyano, M. (1966). Enseñanza primaria y población en la provincia de Entre Ríos. Instituto de Sociología de la Educación, Facultad Ciencias de la Educación, UNL, Paraná.

Yépez, D. (2015). Jujuy 1884: La confrontación Estado civil e Iglesia. La sanción de la ley 1.420 y la rebelión anti-laicista del obispo Rizo Patrón. Historia de la Educación. Anuario SAHE, 16(1), 1-17.

Zapiola, C. (2009). Los niños entre la escuela, el taller y la calle (o los límites de la obligatoriedad escolar). Buenos Aires, 1884-1915. Cadernos de Pesquisa, 39(136), 69-81.

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Petitti, E. M. (2022). Alcance e limites da escolaridade obrigatória na Argentina (província de Entre Ríos, 1886-1958). Prohistoria. Historia, políticas De La Historia, (38), 1–30. https://doi.org/10.35305/prohistoria.vi38.1719

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.