Trajes gaúchos e comparsas gaúchas, indianas e cocoliche no carnaval de Buenos Aires, c. 1855-1910
DOI:
https://doi.org/10.35305/prohistoria.vi39.1701Palavras-chave:
carnaval, crioulismo, Gaúchos, índios, ImigraçãoResumo
Este trabalho pretende contribuir para o conhecimento sobre o criollismo tal como se manifestava nos carnavais da cidade de Buenos Aires na segunda metade do século XIX e início do seguinte. Apresenta um estudo e interpretação das diversas performances gaúchas realizadas naquele contexto, que incluíam fantasias, grupos alusivos, cantos e danças e outras recriações do mundo rural. Ao lado do gaúcho, também são investigadas duas outras figuras que os acompanhavam: os "cocoliches" e os falsos índios. O trabalho conclui que, longe de contribuir com os discursos nacionalistas e branqueadores que a literatura costuma associar ao culto do gaúcho, os espetáculos carnavalescos participavam de um criollismo popular que alimentava visões dissidentes sobre a nação que, além disso, restabelecia a presença do não-branca como parte da Argentina.
Downloads
Referências
Acree, W. (2013). La lectura cotidiana: cultura impresa e identidad colectiva en el Río de la Plata, 1780-1910. Prometeo.
Acree, W. (2019). Staging Frontiers: The Making of Modern Popular Culture in Argentina and Uruguay. University of New Mexico Press.
Adamovsky, E. (2019). El gaucho indómito: de Martín Fierro a Perón, el emblema imposible de una nación desgarrada. Siglo veintiuno.
Adamovsky, E. (en prensa 1). "Comparsas de blancos tiznados en el carnaval de Buenos Aires, 1865-1909: Relevamiento y descripción." Diálogos. Revista Electrónica de Historia (Costa Rica). En prensa.
Adamovsky, E. (en prensa 2). “Canciones de comparsas de afrodescendientes del carnaval de Buenos Aires (1870-1902): inventario y análisis de sus letras y formas musicales.” Latin American Music Review. En prensa.
Alma Nativa (Silverio Manco) (s/f). El Cocoliche, décimas napolitanas criollas para carnaval. s/e.
Anderson, P. (2005). Todo el año es carnaval: Unmasking the Carnival in Buenos Aires, 1810-1920. Studies in Latin American Popular Culture, 24, 37-55.
Andrés B. (2014). “¿El de ‘Gaucho’ o el de ‘Tom Mix’? Reflexiones políticas a partir de los horizontes de identidades prestadas en disfraces y personificaciones lúdicas en la provincia de Buenos Aires durante los carnavales de la época fresquista, 1936 – 1940.” En A. Bisso, E. Kahan y L. Sessa (eds). Formas políticas de celebrar y conmemorar el pasado (1930-1943) (pp. 104-135). Ceraunia.
Blomberg, H. P. (1928, 18 de febrero). “El último candombero”. Caras y Caretas, (1533).
Bolan, R. (1991). Boedo: chispazos de carnaval. Historias de Buenos Aires, 16, 1-12.
Bucich Escobar, I. (1932). Visiones de la Gran Aldea: Buenos Aires hace sesenta años, 1ra serie, 1869-1870. Ferrari.
Cara-Walker, A. (1987). Cocoliche: The Art of Assimilation and Dissimulation among Italians and Argentines. Latin American Research Review, 22 (3), 37-67.
Casas, M. E. (2017). La metamorfosis del gaucho: Círculos criollos, tradicionalistas y política en la provincia de Buenos Aires 1930-1960. Prometeo.
Cáseres, M. A.. y Cáseres, F. (s/f). La historia del carnaval de Salta. En Portal Informativo de Salta. En http://www.portaldesalta.gov.ar/libros/hcarnaval1.htm [recuperado el 20/12/2011]
Chamosa, O. (2003). "Lubolos, Tenorios y Moreiras: reforma liberal y cultura popular en el carnaval de Buenos Aires de la segunda mitad del siglo XIX." En H. Sábato y A. Lettieri (eds.). La vida política en la Argentina del siglo XIX (pp. 115-135). Fondo de Cultura Económica.
Coronado, E. (1930, 6 de marzo). “El gaucho, el oso Carolina y el cocoliche”. Atlántida, 621, p. 14.
Duro, J. (1923). Un día de carnaval (poema gaucho): Impresiones de un paisano en la ciudad de Buenos Aires. S/e.
“El carnaval que agoniza.” (1927). Atlántida, 463, 24 febrero: 62-63.
Goldman, G. (2008). Lucamba, herencia africana en el tango, 1870-1890. Perro Andaluz.
Legrás, H. (2010). “Hacia una historia del populismo.” En C. Soria, P. Cortés Rocca y E. Dieleke (eds.). Políticas del sentimiento: el peronismo y la construcción de la Argentina moderna (pp. 163-180). Prometeo.
Lehmann-Nitsche, R. (1962). Santos Vega (Folklore argentino). Helga S. Lehmann-Nitsche de Mengel.
Losada, L. (2007). Del carnaval al corso de Palermo: los ritos sociales de la elite porteña en la belle époque, 1880–1910. Jahrbuch für Geschichte Lateinamerikas, 44 (1), 260-280.
Martín, A. (1997). Tiempos de mascarada: la fiesta del carnaval en Buenos Aires. Instituto Nacional de Antropología y Pensamiento Latinoamericano.
Martín, A. (2008). Folclore en el carnaval de Buenos Aires. Tesis de Doctorado en Antropología. Universidad de Buenos Aires.
Pacheco, C. M. (1964). Los disfrazados y otros sainetes. EUDEBA.
Prieto, A. (2006). El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Siglo veintiuno.
Profesor Ortega (Gil Blas) (1900). Carnestolendas gauchescas. s/e.
Puccia, E. H. (2000). Historia del carnaval porteño. Academia Porteña del Lunfardo.
Quesada, E. (1902). El 'criollismo' en la literatura argentina. Coni.
Rolleri, S. (1902). Cocoliche en Carnaval. S. Rolleri.
Romero, C. (2013). La murga porteña. CICCUS.
Seigel, M. (2000). Cocoliche's Romp: Fun with Nationalism at Argentina's Carnival. The Drama Review, 44 (2), 56-83.
Serta, E. (1965). De mis tiempos de pibe. Instituto Amigos del Libro Argentino.
Soler Cañas, L. (1963). Pardos y morenos en el año 80. Revista del Instituto de Investigaciones Históricas Juan Manuel de Rosas, 23, 272-309.
Tytelman, C. (2003). El carnaval en Buenos Aires: la tensión entre continuidad y desaparición en los festejos. Tesis de Licenciatura. Universidad de Buenos Aires.
Ugarte, M. (1920, 13 de agosto). La leyenda del gaucho (La Novela del Día, 84), s/e.
Vega, C. (1981). Apuntes para la historia del movimiento tradicionalista argentino. Instituto Nacional de Musicología "Carlos Vega".
Vivanco, D. (1948, 6 de febrero). "El carnaval de mis tiempos", El Hogar (recorte en British Library, Endangered Archives Programme, Carnaval Antiguo Buenos Aires, Ref: EAP638/1/1/133).
Ziegler, F. y Pablo F. (eds.) (1871). El carnaval de 1871. Colección de canciones de las comparsas que saldrán este año. s/e.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ezequiel Adamovsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Os autores retêm os direitos autorais e garantem à revista o direito da primeira publicação do trabalho, bem como uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os autores podem estabelecer separadamente acordos adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, colocá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de sua publicação inicial nesta revista.
Copyright desta edição © Prohistoria. Historia, políticas de la historia