Ricardo Carpani: do apoio revolucionário à denúncia do exílio (1972-1983)

Autores

  • Moira Cristiá Instituto de Investigaciones Gino Germani. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

DOI:

https://doi.org/10.35305/ac.v21i31.1759

Palavras-chave:

arte, revolução, militância, exílio, América Latina

Resumo

As representações de Ricardo Carpani são ainda hoje referências incontornáveis ​​na gráfica militante. Os seus trabalhadores com entidades fortes reivindicativas de direitos em greves e manifestações tornaram-se, a partir dos anos 60, recorrentes no discurso visual de protesto. Embora a sua produção anterior tenha merecido repetidas reconstituições e interpretações, este trabalho centra-se num período menos conhecido do artista argentino, analisando o arco temporal que se estende desde um conjunto de iniciativas colectivas de apoio aos processos revolucionários no início dos anos setenta até à a sua militância contra as ditaduras durante o seu exílio europeu. Estudando uma diversidade de fontes provenientes de arquivos localizados na América Latina e na Europa, o artigo postula que a transformação da sua obra nesta fase da sua carreira expressa uma reconversão militante neste processo histórico, fruto da mudança de época, do contexto cultural e dos imaginários sociais evocados. Este trabalho permite-nos assim propor uma reflexão sobre a forma como evoluiu a percepção social do papel político da arte naquele momento de mudança global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moira Cristiá, Instituto de Investigaciones Gino Germani. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Moira Cristiá es investigadora adjunta del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina en el Instituto de Investigaciones Gino Germani (Universidad de Buenos Aires) donde integra el Grupo de Estudios sobre Arte, Cultura y Política en la Argentina Reciente. Es integrante de la Red de Conceptualismos del Sur, y miembro del comité editorial de la revista Nuevo Mundo Mundos Nuevos, en la que coordina la sección “Imágenes, memoria y sonido”. Además de diversos artículos en revistas científicas nacionales y extranjeras, ha publicado Imaginaire péroniste. Esthétique d’un discours politique (1966-1976) editado por Presses Universitaires de Rennes en 2016 y AIDA. Una historia de solidaridad artística transnacional (1979/1985) por la editorial Imago Mundi, en 2021.

Referências

AIDA (1981a). Argentine: une culture interdite. Pièces à conviction (1976-1981). París: Maspero.

AIDA (1981b). Argentina: cómo matar la cultura. Madrid: Revolución.

Campo, J. (2011). Argentina es afuera. El cine argentino del exilio (1976-1983). En A. L. Lusnich y P. Piedras (Eds.), Una historia del cine político y social en Argentina (1969-2009) (pp. 225-248). Buenos Aires: Nueva librería.

Carpani, R. (1960). Arte y revolución en América Latina. Buenos Aires: Coyoacán.

Carpani, R. (1962). La política en el arte. Buenos Aires: Coyoacán.

Carpani, R. (1970). Nacionalismo burgués y nacionalismo revolucionario. Buenos Aires: Centro de Estudios Políticos.

Carpani, R. (1974). Nacionalismo, peronismo y socialismo nacional. Buenos Aires: Centro de Estudios Políticos.

Carpani, R. (1975). Arte y militancia. Madrid: Edit. Zyx.

Cristiá, M. (2016). Imaginaire péroniste. Esthétique d’un discours politique (1966-1976). Rennes: PUR.

Cristiá, M. (2021). AIDA. Una historia de solidaridad artística transnacional (1979-1985). Buenos Aires: Imago Mundi.

Copello, D. (2019) Faire la révolution par les droits de l’homme: un phénomène d’imbrication militante dans l’Argentine des années 1970 et 1980. Revue Française de Science Politique, 69 (4), 577-600.

Cucchetti, H. (2008). Redes sociales y retórica revolucionaria: una aproximación a la revista Las Bases (1971-1975). Nuevo Mundo Mundos Nuevos, (8). https://doi.org/10.4000/nuevomundo.43252

Da Silva Catela, L. (2009). Lo invisible revelado. El uso de fotografías como (re) presentación de la desaparición de personas en Argentina. En C. Feld y J. Stites Mor (eds.) El pasado que miramos (pp. 337-361). Buenos Aires: Paidós.

El Kadri, E. y Rulli, J. (1984). Diálogos en el exilio. Buenos Aires: Foro Sur.

Fernández Tizón, R. (2022). (Coord.). La Comisión Argentina de Derechos Humanos (CADHU), Investigar en el Archivo, 1. Archivo Nacional de la Memoria. Recuperado de https://www.argentina.gob.ar/derechoshumanos/ANM/revista-trazas/dossier-ndeg1-cadhu

Fillieule, O. (2005). Le désengagement militant. París: Belin.

Jensen, S. (2007). La provincia flotante. El exilio argentino en Cataluña (1976-2006). Barcelona: KM 13.774.

Jensen, S. y Lastra, S. (Eds.) (2014). Exilios: militancia y represión. Nuevas fuentes y nuevos abordajes de los destierros de la Argentina de los años setenta. Buenos Aires: EDULP

Laclau, E. y Noé, L. F. (1994). Ricardo Carpani. Gráfica política. Buenos Aires: Ayer.

Lebeau, E. (2015). Le Musée International de la Résistance Salvador Allende en France (1975-1991) : L'Odyssée d'une collection d'art contemporain en exil. (Tesis de Maestría inédita). Université Toulouse 2 Jean Jaurès, Toulouse, Francia.

Longoni, A. (2008). Muralismo y gráfica en la obra de Ricardo Carpani. La Puerta FBA, (3), 97-105.

Longoni, A. (2010). Fotos y siluetas: políticas visuales en el movimiento de derechos humanos en Argentina. Afterall Journal, (25), 5-17.

Longoni, A. (2015). Otro mapa es posible. Impulsos internacionalistas en el arte argentino y latinoamericano entre los años sesenta y ochenta, en M. C. De Bernal (Ed.), Redes intelectuales: arte y política en América Latina (pp. 227-269). Bogotá: Universidad de Los Andes y Ediciones Uniandes.

Maddoni, A. (2008). Ricardo Carpani: arte, gráfica y militancia. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, (26), 33-37.

Marchesi, M. (2010). Redes de arte revolucionario: el polo cultural chileno-cubano 1970-1973. Contracorriente, 8(1), 120-162, https://acontracorriente.chass.ncsu.edu/index.php/acontracorriente/article/view/486

Mathieu, L. (2018). Lyon en luttes dans les années 68. Lieux et trajectoires de la contestation. Lyon: Presses Universitaires de Lyon.

Pagis, J. (2009). Repenser la formation de générations politiques sous l´angle du genre. Le cas de “Mai-Juin 68”. CLIO histoire Femmes et Sociétés, (29), 97-118.

Plante, I. (2013). Argentinos de París. Arte y viajes culturales durante los años sesenta. Buenos Aires: Edhasa.

Richard, N. (2000). Imagen-recuerdo y borraduras. Políticas estéticas de la memoria, Santiago de Chile: Cuarto propio.

Soneira, I. (2018). Decoración y Revolución: El muralismo de Ricado Carpani en las décadas del 50 y 60. Separata, (22), 1-25.

Soneira, I. (2019). América Latina entre la disolución del arte y la mitificación del pueblo. Los Talleres de militancia plástica de base de Ricardo Carpani. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, (19), https://doi.org/10.4000/nuevomundo.75363

Vincent, M. y Squirru, R. (1994). Carpani, Madrid: Olleros & Ramos.

Vindel Gamonal, J. (2012). De un arte crítico a un arte socialista: el itinerario de León Ferrari y Ricardo Carpani como síntoma de transformaciones históricas entre el arte y la política en Argentina (y América Latina) durante los años sesenta y setenta, Anales de Historia del Arte, (22), 193-213.

Publicado

2024-12-05

Como Citar

Cristiá, M. (2024). Ricardo Carpani: do apoio revolucionário à denúncia do exílio (1972-1983). Avances Del Cesor, 21(31). https://doi.org/10.35305/ac.v21i31.1759

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.