Obras públicas na infraestrutura rodoviária provincial durante o radicalismo em Entre Ríos, 1914-1943

Autores

  • Maximiliano Camarda Instituto de Estudios Sociales, Universidad Nacional de Entre Ríos, Universidad Autónoma de Entre Ríos. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

DOI:

https://doi.org/10.35305/ac.v21i30.1596

Palavras-chave:

obra pública, estradas, Entre Rios, radicalismo

Resumo

A província de Entre Ríos está localizada em um espaço com características insulares dentro do território argentino, e seu interior contém centenas de riachos e mata nativa. O transporte rodoviário naquele contexto foi marcado pela necessidade de construção de pontes e estradas. O objetivo deste artigo é analisar as políticas públicas provinciais de infraestrutura rodoviária em Entre Ríos durante o período radical, de 1914 a 1943. Para tanto, trabalhamos com as Mensagens dos Governadores, que consistiam em relatórios que descreviam as obras do ano. . anterior e projetou o que foi planejado para o próximo ano. Foram também analisados ​​os Relatórios do Governo e das Obras Públicas. Por fim, a visão tornou-se mais complexa com os Diários de Sessão da Honorável Câmara dos Deputados da Província de Entre Ríos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ballent, A. (2005). Kilometro cero: la contrucción del universo simbólico del camino en la Argentina de los años treinta. Boletín Del Instituto de Historia Argentina y Americana Dr. Emilio Ravignani, (27), 107-137. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/3794/379444921004.pdf

Ballent, A. (2008). Ingeniería y Estado: la red nacional de caminos y las obras públicas en la Argentina, 1930-1943. História, Ciências, Saúde, 15(3), 827–847. Recuperado de https://www.scielo.br/j/hcsm/a/YMGWLWZtkSdWkkBmXgLcKdk/?lang=es

Ballent, A, y Gorelik, A. (2001). País urbano o país rural: La modernización territorial y su crisis. En A. Cattaruzza (Ed.), Nueva Historia Argentina, Crisis económica, avances del Estado e incertidumbre política (1930- 1943) (pp. 143-200). Buenos Aires: Editorial Sudamericana.

Biasizo, R. (2015). Economía de Entre Ríos en el período de intervencionismo conservador (1930-1945). Paraná: EDUNER.

Bosch, B. (1978). Historia de Entre Ríos, 1520-1969. Buenos Aires: Plus Ultra.

Cian, J. P. (2020). Institucionalización de la enseñanza agrotécnica y normal rural en Entre Ríos, Argentina (1894-1930). Paraná: Universidad Nacional de Entre Ríos.

Di Liscia, M. S. y Soprano, G. (2017). Entre espacios grises y aristas brillantes: la categoría burocracia estatal y el estudio de los sistemas de administración pública en la Argentina. En M. S. Di Liscia y G. Soprano (Eds.), Burocracias estatales: Problemas, enfoques y estudios de caso en la Argentina (entre fines del siglo XIX y XX) (pp. 9-42). Rosario: Prohistoria.

Dirección Nacional de Vialidad de la Republica Argentina. (1934). Memoria de la Dirección Nacional de vialidad. Buenos Aires: Talleres Gráficos del Ministerio de Obra Pública.

Etchevehere, G. L. (1933). Mensaje del Gobernador de la Provincia de Entre Rios Luis Etchevehere. Paraná: Imprenta de la Provincia de Entre Ríos.

Etchevehere, G. L. (1934). Mensaje del Gobernador Luis Etchevehere. Editorial. Paraná: Imprenta de la Provincia de Entre Ríos.

Etchevehere, M. A. (1942). Memoria de Gobierno y Obra Pública. Editorial. Paraná: Imprenta de la Provincia de Entre Ríos.

Gómez, T., y Tchordonkian, S. (2015). Debates en torno a la construcción de un sistema vial en argentina y su concreción en la acción de gobierno entre 1940 y 1950 (45). Documento de Trabajo. Recuperado de https://www.economicas.uba.ar/wp-content/uploads/2015/11/Doc-de-trabajo-N-45_1.pdf

Gruschetsky, V. (2021). Infraestructura vial y territorio. El caso del Acceso Norte (1920- 1960). En D. Zunino Singh, V. Gruschetsky, y M. Piglia (Eds.), Pensar las infraestructuras en Latinoamerica (pp.145-165). Buenos Aires: Teseo.

Jerez, M. (2013). Peronismo, planificación y Estado en el noreste argentino: Iturbe y el plan cuadrienal de obras públicas en la provincia de Jujuy (1947- 1950). Boletín Americanista, 67(2), 163-182. Recuperado de: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/28122/CONICET_Digital_Nro.2e500a22-d097-4b0d-a1a0-d7ae2d6c1d7d_B.pdf?sequence=5&isAllowed=y

Laurencena, G. M. (1915). Mensaje del Gobernador de Entre Ríos Miguel Laurencena. Paraná: Imprenta de la Provincia de Entre Ríos.

Luis, N. (2021). La expansión del parque automotor y la red vial en Mendoza: El papel de la Dirección de Puentes y Caminos en la década del ‘20. RES GESTA. Instituto de Historia – Fac. Der. y Cs. Ss. Del Rosario – UCA, 57, 136-160. Recuperado de https://erevistas.uca.edu.ar/index.php/RGES/article/view/3774/3754

Mateo, J. A., Camarda, M., y Rodriguez, L. (2018). Una aproximación a la estructura productiva de Entre Ríos en la década de 1930. Tiempo y economía, 5(2), 179–208. https://doi.org/10.21789/24222704.1251

Mathieu, M., Rodríguez, L. y Lambruschini, V. (2017). Ajuste en épocas de crisis: el caso de la provincia de Entre Ríos durante la Gran Depresión. Realidad Económica, (306), 77-103.

Mihura, G. E. (1940). Mensaje del Gobernador de Entre Ríos Enrique Mihura. Paraná: Imprenta de la Provincia de Entre Ríos.

Ospital, M. S. (2005). Turismo y territorio nacional en Argentina. Actores sociales y políticas públicas, 1920 – 1940. Estudios Interdisciplinarios de América Latina y El Caribe, 16(2), 63-84. Recuperado de https://eialonline.org/index.php/eial/article/view/346/315

Persello, A. V. (2004). Historia del radicalismo. Buenos Aires: Edhasa.

Piglia, M. (2014). Autos, rutas y turismo. El automóvil club argentino y el estado.Buenos Aires: Siglo XXI.

Raffa, C. B., y Luis, N. (2020). Caminos para el turismo y la producción. La acción de la dirección provincial de vialidad en Mendoza (1933- 1943). Coordenadas, 2, 146-172.

Reula, F. (1971). Historia de Entre Ríos: política, étnica, económica, social, cultural y moral. Paraná: Castellví.

Memoria de los Ministerios de Gobierno, Hacienda, Justicia e Instrucción Pública, 1918- 1922 (1923). Paraná: Editorial de la Honorable Cámara de Diputados de la Provincia de Entre Ríos.

Memoria de los Ministerios de Gobierno, Hacienda, Justicia e instrucción Pública, 1922- 1926 (1927). Paraná: Editorial de la Honorable Cámara de Diputados de la Provincia de Entre Ríos.

Salomón, A. (2017). Un lazo ausente: política vial y condiciones de vida en ámbitos rurales de la provincia de Buenos Aires (Argentina, 1940- 1950). Revista Brasileira de Hstoria y Ciencias Sociales, 9(18), 16-35. Recuperado de https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/74048/CONICET_Digital_Nro.e6a2c8d3-48aa-46db-9d89-36287374b293_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Salomón, A. (2019). Caminos transversales por el interior de la provincia de Buenos Aires: el Plan Vial 1959- 1963. Revista Transporte y Territorio, 21, 189-211. Recuperado de http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/rtt/article/view/7155/6403

Salomón, A. (2020). Caminos vecinales en el campo bonaerense: entre las restricciones estatales y las iniciativas locales (primera mitad del siglo XX). RIVAR, 7(19), 69-87. Recuperado de: https://ri.conicet.gov.ar/bitstream/handle/11336/146321/CONICET_Digital_Nro.d3673432-7b35-4b9a-a449-f4a99da55444_A.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Tibiletti, E. (1935). Mensaje del Gobernador de la Provincia de Entre Ríos, Dr. Eduardo Tibiletti. Paraná: Imprenta de la Provincia de Entre Ríos.

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Camarda, M. (2024). Obras públicas na infraestrutura rodoviária provincial durante o radicalismo em Entre Ríos, 1914-1943. Avances Del Cesor, 21(30). https://doi.org/10.35305/ac.v21i30.1596

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.