Falsa razia e anarquia: a Rede de Teatros de Bairro e o contra-ataque juvenil à repressão pós-ditadura

Autores

  • Leandro Delgado Universidad Católica del Uruguay
  • Agustín Labat Mujica Universidad Católica del Uruguay

DOI:

https://doi.org/10.35305/ac.v22i32.2087

Palavras-chave:

anos 80, teatro uruguaio, culturas juvenis, anarquismo

Resumo

Em maio de 1988, um grupo de atores de teatro realizou satiricamente uma rusga policial em frente aos portões do Colégio 18, em Montevideu. Uma forma comum de controlo policial sobre os jovens, as rusgas policiais não tiveram grande impacto crítico na opinião pública. No entanto, a performance teve um impacto inesperado quando os alunos do ensino secundário entraram em pânico, desacreditando que se tratasse de uma performance. A cobertura mediática trouxe a prática das rusgas policiais aos olhos do público, num processo que culminaria com o seu cancelamento por parte do governo. Este artigo descreve a prática das rusgas policiais, apresenta a história da Rede de Teatros de Bairro (RdTB) e o seu modus operandi, reconstrói o evento em frente ao Colégio 18 com base em artigos de jornais e interpreta esta cobertura como um ataque às expressões juvenis durante o pós-ditadura. Por fim, apresenta o sucesso alcançado pelo grupo como resultado da implementação de uma série de ações emprestadas do anarquismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, S. y Sempol D. (2014). “Ser joven no es delito”: transición democrática, razias y gerontocracia. En L. Delgado (Ed.), Cultura y Comunicación en los ochenta. Cuadernos de Historia 13 (pp.134-151). Montevideo: Biblioteca Nacional,.

Bayce, R. (2018) [1990]. Drogas, prensa escrita y opinión pública. Montevideo: Universidad de la República.

Boal, A. (2002). Juegos para actores y no actores. Barcelona: Alba.

Bourdieu, P. (2002). Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires: Montressor

Cohen, S. (2002). Folk devils and Moral Panics. The Creation of the Mods and Rockers. Londres y New York: Routledge.

Cohn, J. (2010). Anarchism and the Crisis of Representation. Hermeneutics, Aesthetics, Politics. New Jersey: Associated University Press.

Colson, D. (2003). Pequeño léxico filosófico del anarquismo. De Proudhon a Deleuze. Buenos Aires: Nueva Visión.

De Certeau, M. (1988). The Practice of Everyday Life. Berkeley: University of California Press.

Delgado, L. (2018). El David en pañales. Censura e intervención urbana en la posdictadura.

Cuadernos del Claeh, 37, pp. 9-30. Montevideo: Claeh

Delgado, L. (2015) Escrituras anárquicas: prácticas textuales del anarquismo en el Rio de la Plata. Revista Culturales, 22(2), 45-74. Baja California: Universidad Autónoma de Baja California.

Delgado, L. y Farachio F. (2017). Rock de la cárcel: el caso Clandestino en la nueva

democracia. Dixit, 27, 88-104. Montevideo: Universidad Católica del Uruguay.

Foucault, M. (1995). Discipline and Punish. The Birth of the Prison. Nueva York: Vintage.

Ganduglia, N. (1996). Quince años de Teatro Barrial y una Canción Desesperada. Montevideo: YOEA.

Garat. G. (2012) Marihuana y otras yerbas. Prohibición, regulación y uso de drogas en Uruguay. Montevideo: Debolsillo.

Maestro, J.G. (2008). Cervantes y el entremés. Poética de una comicidad crítica. En F. B. Pedraza Jiménez y R. González Cañal, R. (Coords.), Con los pies en la tierra: Don Quijote en su marco geográfico e histórico (pp. 525-536). Ciudad Real: Universidad de Castilla-La Mancha

Martín-Barbero, J. (1991). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gilli.

Mirza, R. (2007). La escena bajo vigilancia. Un microsistema teatral bajo la dictadura en el Uruguay. Montevideo: Banda Oriental.

Moreira, C. (2016). La Commedia dell’arte. Un teatro de artesanos. Guiños y guiones dell’arte para el actor. Buenos Aires: INTeatro.

Muñoz, P. (2021). Presencias anarquistas en el movimiento social de Uruguay. En G. Caetano, A. Marchesi y V. Markarian (Eds.), Izquierdas (pp. 161-172). Montevideo: Crítica Montevideo.

Pérez, D. (2020). Quién escupió el asado. Subcultura y anarquismos en la postdictadura uruguaya (1985-1989). Montevideo: Alter Ediciones.

Rudlin J. y Crick O. (2001). Commedia dell’Arte. A Handbook for Troupes. New York, Routledge.

Sempol, D. (2013). De los baños a la calle. Historia del movimiento lésbico, gay, trans uruguayo (1984-2013). Montevideo: Debate.

Sempol, D. (2021). De censuras y desacatos: Las disputas sobre los límites de la democracia, la crítica y lo obsceno durante la transición uruguaya (1980-1989). Revista del CESLA, 28, 245-259. Varsovia: Universidad de Varsovia.

Tessari, R. (2013). La Commedia dell’Arte. Genesi d’una societá dello spettacolo. Roma: Laterza.

Vidal (2010). Florencio Sánchez y el anarquismo. Montevideo: Biblioteca Nacional-Ediciones de la Banda Oriental.

Zibechi, R. (1997). La revuelta juvenil de los noventa. Montevideo, Nordan.

Publicado

2025-06-05

Como Citar

Delgado, L., & Labat Mujica, A. (2025). Falsa razia e anarquia: a Rede de Teatros de Bairro e o contra-ataque juvenil à repressão pós-ditadura. Avances Del Cesor, 22(32). https://doi.org/10.35305/ac.v22i32.2087

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)