Estado, sociedade civil e Igreja diante do problema da minoridade em Córdoba. O caso das escolas de artes e ofícios no início do século XX

Autores

  • Nicolás Moretti Instituto de Estudios Históricos Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.35305/ac.v19i27.1691

Palavras-chave:

minoria, escolas de artes e ofícios, modernidade liberal, Córdoba

Resumo

O problema da minoridade, como um dos aspectos mais visíveis da questão social no início do século XX, exigia métodos de intervenção que permitissem atender ao grande número de crianças e jovens que estavam fora dos parâmetros da família e da escola suporte. . A opção de incorporar esses menores ao circuito produtivo consubstanciava-se em dois projetos que dariam origem às primeiras escolas de artes e ofícios de Córdoba. Num contexto marcado pela ausência do Estado na resolução dos desequilíbrios sociais, o cumprimento desta tarefa viu a convergência da ação das associações civis com forte cunho religioso e as políticas reativas de um Estado liberal que apelava à caridade e à caridade privada para compensar. os custos indesejados da modernização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ansaldi, W. (1993). Industria y urbanización. Córdoba, 1880-1914 (Tesis doctoral inédita)., Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba.

Bermann, G. (1933). Los menores desamparados y delincuentes en Córdoba. Estudio psico-patológico, médico-social, criminológico y médico-legal. Córdoba: Talleres Gráficos de la Penitenciaría.

Cafferata, J. (1928). Labor Parlamentaria. Córdoba: Honorable Cámara de Diputados.

Cárcano, R. (1926). Mensaje del Gobernador de Córdoba ante la asamblea legislativa. Córdoba: Biffignandi.

Carli, S. (1992). El campo de la niñez: entre el discurso de la minoridad y el discurso de la Educación Nueva. En A. Puigróss (Dir.), Escuela, democracia y orden 1916-1943. Buenos Aires, Galerna.

Carli, S. (2002). Niñez, pedagogía y política. Transformaciones de los discursos acerca de la infancia en la historia de la educación argentina entre 1880 y 1955. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires-Miño y Dávila.

Ceva, M. (2012). El catolicismo social, la cuestión obrera y los empresarios en el contexto argentino de la primera mitad del siglo XX. En C. Touris, M. Ceva (Eds.), Los avatares de la “nación católica”. Cambios y permanencias en el campo religioso de la Argentina contemporánea. Buenos Aires: Biblos.

De Paz Trueba, Y. (2018). Discursos y prácticas políticas hacia la infancia en la provincia de Buenos Aires. Revista de Indias, 78(272). Recuperado de: https://revistadeindias.revistas.csic.es/index.php/revistadeindias/article/view/1070

Di Stefano, R. (2011). Por una historia de la secularización y de la laicidad en la Argentina. Quinto Sol, 15(1). Recuperado de https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/quintosol/article/view/116

Freidenraij, C. (2020). La niñez desviada. La tutela estatal de niños pobres, huérfanos y delincuentes (Buenos Aires, 1890 – 1919). Buenos Aires: Biblos.

Frigerio, G. (2008). La división de las infancias. Ensayos sobre la enigmática pulsión anti-arcóntica. Buenos Aires: Del estante editorial.

Lida, M. (2015). Historia del catolicismo en la Argentina. Entre el siglo XIX y el XX. Buenos Aires: Siglo XXI.

Lionetti, L. (2007). La misión política de la escuela pública. Formar a los ciudadanos de la república (1870 – 1916). Buenos Aires: Miño y Dávila.

Lionetti, L., Míguez, D. (2010). Introducción. En L. Lionetti y D. Míguez (Comps.), Las infancias en la historia argentina. Intersecciones entre prácticas, discursos e instituciones (1890 – 1960). Rosario: Prohistoria.

Mallimaci, F. (2004). Catolicismo y liberalismo: las etapas del enfrentamiento por la definición de la modernidad religiosa en América Latina. En J.-P. Bastian (Coord.), La modernidad religiosa. Europa latina y América Latina en perspectiva comparada (pp. 19-44). México: Fondo de Cultura Económica.

Massa, L. (1930). Memorias del Colegio Pio X. Córdoba: Imprenta Colegio Pio X.

Mauro, D. y Martínez, I. (2015). Secularización, Iglesia y política en Argentina. Balance teórico y síntesis histórica. Cuaderno de Trabajo Universidad Nacional de Rosario, (28), 200-206. Recuperado de https://anuariodehistoria.unr.edu.ar/index.php/Anuario/article/view/198

Moreyra, B. I. (2009). Cuestión social y políticas sociales en la Argentina. La modernidad periférica. Córdoba, 1900-1930. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.

Moreyra, B. I. (2015). Los católicos sociales y la modernización del paternalismo. Córdoba (Argentina), 1914 – 1930. En J. M. Cerdá, G. Guadarrama, M. D. Lorenzo y B. I. Moreyra (Coords.), El auxilio en las ciudades. Instituciones, actores y modelos de protección social. Argentina y México. Siglos XIX y XX. Córdoba: CEH.

Moretti, N. D. (2015). “Promoviendo la honestidad de las costumbres y el bien de la sociedad”. Las prácticas y representaciones de los Cooperadores Salesianos de Córdoba. 1903 – 1930. En J. M. Cerdá, G. Guadarrama, M. D. Lorenzo y B. I. Moreyra (Coords.), El auxilio en las ciudades. Instituciones, actores y modelos de protección social. Argentina y México. Siglos XIX y XX, Córdoba: CEH.

Recalde, H. (1984). La Iglesia y la cuestión social (1874 – 1910). Buenos Aires: CEAL.

Sosensky, S. (2018). La calle y los niños. Una mirada a las representaciones y experiencias infantiles en la ciudad de México durante la posrevolución. En M. E. Sánchez Calleja, D. Salazar Anaya (Coord.). Los niños: el hogar y la calle. México: Instituto Nacional de Antropología e Historia.

Tedesco, J. C. (1986). Educación y sociedad en la Argentina (1880 – 1945). Buenos Aires: Ediciones Solar.

Terreno, A. (2007). Los enunciados de las políticas educativas de formación laboral del Estado cordobés (1900-1960). En G. Vidal (Comp.), La política y la gente. Estudios sobre modernidad y espacio público. Córdoba, 1880-1960. Córdoba: Ferreyra Editor.

Zanatta, L. (1996). Del Estado liberal a la nación católica. Iglesia y Ejército en los orígenes del peronismo. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.

Zanatta, L., y Di Stefano, R. (2000). Historia de la Iglesia en la Argentina. De la Conquista hasta fines del siglo XX. Buenos Aires: Mondadori.

Zapiola, M. C. (2006). “¿Es realmente una colonia? ¿Es una escuela? ¿Qué es?’ Debates parlamentarios sobre la creación de instituciones para menores en la Argentina, 1875-1890. En J. Suriano, D. Lvovich (Comp.). Las políticas sociales en perspectiva histórica. Argentina, 1870-1952. Buenos Aires: Prometeo/UNGS.

Zapiola, M. C. (2019). Excluidos de la niñez. Menores, tutela estatal e instituciones de reforma. Buenos Aires, 1890 – 1930. Los Polvorines: UNGS.

Zimmermann, E. (1995). Los liberales reformistas. La cuestión social en la Argentina. 1890 – 1916. Buenos Aires: Sudamericana/Universidad de San Andrés.

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Moretti, N. (2022). Estado, sociedade civil e Igreja diante do problema da minoridade em Córdoba. O caso das escolas de artes e ofícios no início do século XX. Avances Del Cesor, 19(27). https://doi.org/10.35305/ac.v19i27.1691

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.