Escrevendo a morte de Eva: obituários e memórias populares na Argentina

Autores

  • Sandra Gayol Universidad Nacional de General Sarmiento. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

DOI:

https://doi.org/10.35305/ac.v18i25.1533

Palavras-chave:

morte escrita, emoções, memórias populares, peronismo, Argentina

Resumo

O artigo analisa cartas de condolências, poesias e composições musicais que homens e mulheres enviaram ao presidente Juan Domingo Perón pela morte de sua esposa Eva em 1952. Para compreender como se constrói uma narrativa de dor pela morte, atentamos para as línguas. objetos e situações que estruturaram a escrita, bem como as emoções associadas à perda. Por meio das cartas, procurou-se comunicar e ordenar as vivências da dor; narrar os sentimentos do povo como um indicador da fertilidade do vínculo político entre os enlutados e o peronismo; ou propor como lembrar Eva morta e quem deve manter a herança política e emocional que seu desaparecimento representou. O corpus de cartas oferece uma oportunidade única de explorar como alguns homens e mulheres tentaram dar sentido a um evento histórico crucial para suas vidas, para o peronismo e para a política argentina fora do ritual planejado e controlado pelo Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Gayol, Universidad Nacional de General Sarmiento. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Referências

Acha, O. (2007). Cartas de amor en la Argentina peronista: construcciones epistolares del sí mismo, del sentimiento y del lazo político populista. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, 8.

Adamovsky, E. (2019). El gaucho indómito. De Martín Fierro a Perón, el emblema imposible de una nación desgarrada. Buenos Aires: Siglo XXI.

Ahmed, S. (2004). The Cultural Politics of Emotion. Edinburg: Edinburgh University Press and Routledge.

Ballent, A. (2005). Las huellas de la política. Vivienda, ciudad, peronismo en Buenos Aires, 1943-1955. Buenos Aires: Prometeo y Universidad Nacional de Quilmes.

Boddice, R. (Dir.). (2014). Pain and Emotion in Modern History. London: Palgrave McMillan.

Bourke, J. (2014). Pain: metaphor, body, and culture in Anglo-American societies between the eighteenth and twentieth centuries. Rethinking History: The Journal of Theory and Practice, 18(4), 475-498.

Caimari, L. (1995). Perón y la Iglesia Católica. Religión, Estado y sociedad en la Argentina (1943-1955). Buenos Aires: Ariel.

Casas, M. E. (2017). La Metamorfosis el gaucho. Círculos criollos, tradicionalistas y política en la provincia de Buenos Aires 1930-1960. Buenos Aires: Prometeo.

Collado, A. (2013). Arquitectura moderna para el servicio postal – Argentina, 1947-1955. En A. Collado (Ed.), Arquitectura moderna y estado en Argentina: edificios para correos y telecomunicaciones (1947-1955), pp.29-54. Buenos Aires: Centro de Documentación de Arte y Arquitectura Latinoamericana (CEDODAL), Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad Nacional del Litoral (UNL).

Comastri, H. (2020). Productividad y política obrera desde las bases: la imaginación técnica popular en las cartas a Perón (1946- 1955). Quinto Sol, 24(1).

Dauphin, C. (2002). Les correspondances comme objet historique. Un travail sur les límites. Sociétés et Représentations, 1(13), 43-50.

Dixon, T. (2015). Weeping Britannia: Portrait of a Nation in Tears. Oxford: Oxford University Press.

Elena, E. (2005). What the People Want: State Planning and Political Participation in Peronist Argentina, 1946- 1955. Journal of Latin American Studies, 37(1), 81-108.

Elias, N. (1987). La soledad de los moribundos. México: FCE.

Ehrick, C. (2015). Radio and the Gendered Soundscape. Women and Broadcasting in Argentina and Uruguay 1930-1950. New York: Cambridge University Press.

Fitzpatrick, S. (1996). Supplicants and Citizens: Public Letter-Writing in Soviet Russia in the 1930s. Slavic Review, 55(1), 79.

Gayol, S. (2020). La otra cara de la felicidad: dolor y martirio en el peronismo clásico. Anuario del Instituto de Historia Argentina, 20(1), e110. https://doi.org/10.24215/2314257Xe110.

Gayol, S. (2021). La muerte al instante: telegramas y notas de pésame en la Argentina peronista. Trashumante. Revista Americana de Historia Social, 18, 168-189.

DOI: 10.17533/udea.trahs.n18a08

Gutiérrez, F. (en prensa). Vivir en un pueblo azucarero: entre el asistencialismo empresarial y el derecho al bienestar Tucumán durante el primer peronismo. En Mirta Zaida Lobato (Ed.), Comunidades, historia local e historia de pueblos. Huellas de su formación. Buenos Aires: Prometeo.

Guy, D. (2016). Greating Charismatic Bonds in Argentina. Letters to Juan and Eva Perón. Alburquerque: University of New Mexico.

Hochschild, A. R. (1979). Emotion Work, Feeling Rules, and Social Structure. American Journal of Sociology, 85, 551-575.

Labanyi, J. (2010). Doing Things: Emotion, Affect and Materiality. Journal of Spanish Cultural Studies, 1(3,4), 223-233.

Leclerc-Olive, M. (2008). Des événements en souffrance : de Mead à Benjamin. Quelques considérations épistémologiques. Cahiers d’anthropologie sociale, 1(1), 43-62.

Mauss M. (1921). L'expression obligatoire des sentiments (rituels oraux funéraires australiens). Journal de psychologie, 18.

Milic, E. (2014). Artefacts as Mediators through Time and Space: 159 The Reproduction of Roots in the Diaspora of Lussignani. En Maruška Svašek (Ed), Moving Subjects, Moving Objects Transnationalism, Cultural Production and Emotions (pp. 159-177). New York: Berghahn Books.

Miller, D. (1987). Material Culture and Mass Consumption. Nueva York: Wiley Blackwell.

Morris, D. (1993). La cultura del dolor. Santiago de Chile: Andrés Bello.

Navarro, M. M. (1997). Evita. Buenos Aires: Planeta.

Peluffo, A. (2013). Gauchos que lloran: masculinidades sentimentales en el imaginario criollista. Cuadernos de literatura, XVII(33), 187-201.

Petrucci, A. (1998). Writing the dead. Death and Writing Strategies in the Western Tradition. California: Stanford University Press.

Plotkin, M. (1993). Mañana es San Perón. Buenos Aires: Ariel.

Poderti, A. (2010). Diccionario del peronismo. Buenos Aires: Biblos.

Santos Lepera, L. (2012). Las manifestaciones colectivas de duelo frente a la muerte de Eva Perón (Tucumán, 1952). Boletín Americanista, XII.1(64), 161-180.

Rosaldo, R. (1991). Cultura y verdad. Nueva propuesta de análisis social. México: Grijalbo.

Sarlo, B. (2003). La Pasión y la excepción. Buenos Aires: Siglo XXI.

Scheer, M. (2012). Are emotions a kind of practice (and is that what makes them have a history)? A bourdieuian approach to understanding emotion. History and Theory, 51(2), 193-220.

Slaby, J. (2020). Political emotions. En T. Szanto, and H. Landweer (Eds.), The Routledge Handbook of Phenomenology of Emotions (pp. 3-4). London, New York: Routledge.

Torre, J. C. y Pastoriza E. (2002). La democratización del bienestar. En J. C. Torre (Ed.), Nueva Historia Argentina. Los Años Peronistas (1943-1955) (pp. 259-310). Buenos Aires: Sudamericana.

Wailoo, K. (2014). Pain: A Political History. Baltimore: John Hopkins University Press.

Zanatta, L. (2011). Eva Perón. Una biografía política. Buenos Aires: Sudamericana.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Gayol, S. (2021). Escrevendo a morte de Eva: obituários e memórias populares na Argentina. Avances Del Cesor, 18(25). https://doi.org/10.35305/ac.v18i25.1533

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.